Menu
Alexandre de Moraes pede extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA
Pedido vai ser formalizado pelo Ministério da Justiça
Radioagência Nacional - Por Gésio Passos
Publicado em 16/12/2025 15:41
Novidades
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pediu, nesta segunda-feira (15), a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem, do PL do Rio de Janeiro. 

Ramagem fugiu para os Estados Unidos antes da condenação dele transitar em julgado, em novembro. O STF estabeleceu pena de 16 anos de prisão pela participação do deputado na trama golpista. Ele ocupou a direção da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Na decisão, Alexandre de Moraes determinou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública formalize o pedido de extradição aos Estados Unidos. Para isso, pediu que a secretaria judiciária do Supremo envie à pasta os documentos necessários traduzidos em inglês.

A Câmara dos Deputados informou que não foi comunicada e nem autorizou a ida de Ramagem para o exterior. A casa ainda disse que o deputado apresentou atestados médicos entre 9 de setembro e 12 dezembro.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta, prometeu colocar em votação a cassação de Alexandre Ramagem até o final do ano. Mas o STF já determinou que a Casa declare a perda do mandato do parlamentar, independentemente de votação do plenário. 

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários